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Terça, 13 Abril 2021 15:26

Como fazer controle de combustível para sua empresa de forma eficaz?

Carlos Daniel

Carlos Daniel

O controle de combustível de modo eficaz é um desafio na medida que é uma atividade por vezes muito pulverizada, envolvendo diversas pessoas e soma-se a isso que, no caso dos comboios, são atividades em campo onde o abastecimento ocorre em paralelo a outras atividades do comboista, como lubrificação ou limpeza e troca de consumíveis.

Também existe o fato cultural de que falar em controle é algo que chega aos ouvidos das pessoas como sendo algo a mais para se fazer, algo burocrático e que não vai agregar valor ao que a empresa produz. De fato, o controle em muitos cenários não agrega valor à atividade afim da empresa, mas isso é feito com o objetivo de reduzir custos e prover dados para tomada de decisões.

A redução de consumo pontual de frota a frota é obtida na medida que fraudes/erros são menos presentes com a adoção de um controle mais rígido. Também o fato de se conhecer o consumo pontual das frotas permite detectar equipamentos com gastos acima da média devido problemas mecânicos e/ou uso não adequado. A redução pode ser também obtida com o planejamento das atividades, tomando como base informação de outras fontes da empresa em conjunto com os dados que o controle de abastecimento, como um todo, tem a capacidade de apresentar. O controle, como ferramenta de gestão, permite que você tenha em mãos gráficos e/ou planilhas, cruzando dados passados e presentes, tais como consumo geral por tipo de frota, por terceiros, operações, histórico de consumo ao longo do tempo, redução de falhas (não conformidades), etc.

Há muitas soluções em sistemas que podem apoiar a gestão do controle de combustível, mas, de forma geral, todas se deparam com as grandes dificuldades de coletar esses dados de forma eficaz. Nesse caso, o caminho mais indicado é adotar algum tipo de automação.

A resistência em adotar uma solução de automação nasce basicamente por dois motivos: o custo da solução, que via de regra é o motivo mais relevante, e o possível impacto nos procedimentos que podem se fazer necessários, exigindo especialmente do pessoal a campo cumprir procedimentos mais engessados que afetam a produtividade.

O mercado nacional tem várias soluções, com propostas variadas, com custos e modo de funcionamento/uso distintos.

A Korth RFID é uma empresa com um rol de propostas das mais variadas, indo de soluções sem custo, como o Guardian Web com o APP Android, até soluções altamente automatizadas com coleta eletrônica praticamente de todos os dados no processo de abastecimento.

As soluções da Korth RFID são escaláveis, ou seja, você pode começar com algo sem custo e migrar para outras soluções mais automatizadas e também mesclar soluções, adotando diferentes estratégias em um mesmo local, sem perda de eficácia ou retrabalhos. Nosso foco é sempre apresentar ao cliente a melhor relação custo benefício para a solução, garantindo um prazo de pay-back curto e com pouco (ou nenhum) impacto no operacional.

Se você deseja responder à questão “Como fazer controle de combustível para sua empresa de forma eficaz?” entre em contato com nossa equipe, teremos o prazer de entender sua demanda e propor, com precisão, algo que vai ao encontro das suas necessidades tanto em termos de custos quanto de procedimentos.

Todas as soluções Korth RFID têm meios de integração entre sistemas, disponibilizando os abastecimentos para outros sistemas, BI e dashboards, permitindo o controle de combustível da frota de veículos sem a necessidade de papéis.

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